Prefeitura faz mutirão de limpeza na Cooperj

Iniciativa faz parte da parceria com a empresa Flextronics que disponibilizou funcionários para o mutirão

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, realizou neste sábado, o primeiro mutirão de limpeza na Cooperj, Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Jaguariúna. A ação faz parte da parceria com a empresa Flextronics, responsável pela produção da Motorola Mobility, na cidade, que enviou cerca de 30 funcionários para ajudar na limpeza junto com os cooperados.

A parceria visa a implantação da ferramenta de trabalho conhecida pela sigla “5S”, de origem japonesa, que em português significa seleçãodescartesenso de utilização, higiene e padronização. “Essa é a primeira etapa da ferramenta 5S, que é a limpeza e organização do ambiente de trabalho. O papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar do ambiente, dos materiais e, especialmente, das pessoas”, explica a diretora do departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, Rafaela Rossi.

A Cooperj tem atualmente cerca de 30 cooperados, que já passaram por capacitação para aprender o conceito da ferramenta 5S para utilizarem no ambiente de trabalho. “Esse curso será muito útil para os cooperados que vão aproveitar todas as ferramentas tanto o ambiente de trabalho como na vida e estimula o senso de cooperação, disciplina e compromisso”, define Aline Granghelli Catão, chefe de Divisão de Reciclagem.