Apoio da Prefeitura leva Jaguariúna ao futebol profissional e time faz amistoso contra o Santos neste sábado, 25

Pela primeira vez em sua história Jaguariúna terá uma equipe de futebol profissional disputando uma competição organizada pela Federação Paulista de Futebol. Trata-se do Jaguariúna Futebol Clube, que disputará o Campeonato Paulista da Segunda Divisão 2017 e utilizará o Estádio Municipal Alfredo Chiavegato como sua casa, nas partidas em que for o mandante dos jogos.

O Jaguariúna F. C. faz parte do Grupo 2, ao lado de Amparo Athlético Club (Amparo), Associação Atlética Francana (Franca), Associação Atlética Internacional (Bebedouro), Brasilis Futebol Clube (Águas de Lindoia), Clube Atlético Taquaritinga (Taquaritinga) e Esporte Clube XV de Novembro (de Jaú). Antes da estreia a equipe será apresentada oficialmente aos moradores num amistoso marcado para o próximo sábado, dia 25, contra o time Sub-23 do Santos Futebol Clube.

O jogo será às 16h, no Estádio Municipal Alfredo Chiavegato, e a entrada será um 1 Kg de alimento não perecível. Tudo o que for arrecadado será entregue ao Fundo Social de Solidariedade, coordenado por Flora Reis. Os alimentos serão distribuídos entre as entidades beneficentes cadastradas pelo órgão, como sempre ocorre nas arrecadações destinadas ao Fundo Social.

Da esq. para dir: Rafael Blanco (SeJEL), Toninho Carlos (Santos F. C.), Gustavo Reis (prefeito) e Paulinho Paraná (Jaguariúna F. C.)

De acordo com o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Rafael da Silva Blanco, o amistoso do Jaguariúna F. C. com a equipe Sub-23 do Peixe foi acertada por Antônio Carlos Correa, o ex-quarto-zagueiro Toninho Carlos, campeão paulista pelo Santos Futebol Clube em 1984. Ele visitou o prefeito Gustavo Reis no último dia 15. “Esse jogo será a oportunidade de conhecermos o potencial da equipe que representará nossa cidade e que certamente nos trará muitas alegrias, aposta Blanco.

Resgate importante

De acordo com dirigentes da agremiação, essa conquista só aconteceu porque o clube recebeu o apoio do prefeito Gustavo Reis, que abriu as portas para que empresários assumissem a equipe, que já existia, e determinou que o secretário Rafael Blanco cuidasse das providências no tocante à preparação do estádio. De acordo com o prefeito, não será feito nenhum investimento financeiro para viabilizar a parceria, mas o apoio ao esporte sempre houve e continuará nesta segunda gestão.

“Na gestão anterior sediamos três edições da Copinha (Copa São Paulo de Futebol Junior) e colocamos Jaguariúna no cenário futebolístico nacional. Agora, nosso apoio para que Jaguariúna tenha uma equipe profissional no futebol paulista se dá em outro cenário, mas tenho certeza que os frutos dessa iniciativa virão. O esporte é uma ferramenta que ajuda a formar cidadãos e promove a interação social”, disse o prefeito. Na juventude, Gustavo Reis teve passagens como goleiro pelas categorias de base dos dois clubes profissionais de Campinas: Guarani e Ponte Preta.

Apoio e estrutura

O diretor de futebol profissional, Ivan Junior, e o diretor das categorias de base, Rômulo Vieira, revelaram que o clube pertence a três empresários que resolveram apostar no futebol de Jaguariúna por causa da estrutura que a cidade oferece. “Já sabíamos que a cidade havia sediado a Copinha e procuramos integrar atletas da cidade ao elenco profissional, que terá 28 jogadores da categoria Sub-23”, diz Ivan Junior.

Para selecionar atletas da cidade, o Jaguariúna Futebol Clube já promoveu dois treinos de avaliação no mês de fevereiro, ambos no campo do Parque Américo Tonietti, no bairro Roseira de Baixo. “Foram avaliações para atletas até 23 anos, nascidos em 1994, 95 e 96, que poderão ser aproveitados no quadro dos profissionais”, explica o técnico da equipe, professor André Leone. Ele é ex-jogador profissional e traz no currículo a experiência de ter treinado o time profissional do Grêmio Barueri.

Segundo Leone, o Jaguariúna Futebol Clube também terá categorias de base e promoverá treinos de avaliação para atletas das categorias Sub-20 (nascidos em 1998/99), Sub-17 (2000/01), Sub-15 (2002/03), Sub-13 (2004/05) e Sub-11 (2006/2007). De acordo com diretor das categorias de base, Rômulo Vieira, os interessados podem entrar em contato com o clube pela internet, acessando www.jaguariunafc.com.br ou a página no Facebook: facebook/jaguariunafc

Reportagem: Aluízio Santana – Foto: Samuel Oliveira