Prefeitura de Jaguariúna convida representante do Estado para acompanhar trabalho no Caps

Diretora técnica elogiou o trabalho e deu sugestões para melhorar o atendimento aos pacientes

A secretária municipal de Saúde, Maria do Carmo Pelisão, recebeu nesta segunda-feira a diretora técnica da Diretoria Regional de Saúde, Fernanda Vasconcelos, para uma vistoria no Caps ( Centro de Assistência Psicossocial), que fica no bairro Roseira de Baixo. Além de visitar as dependências do local, junto com a vigilância sanitária, a representante do Estado conheceu os funcionários e o processo de trabalho.

“Existem algumas demandas que identifiquei que são mais urgentes como a contratação de um clínico geral, por exemplo. Mas de maneira geral, a equipe é bastante capacitada e o principal é que percebemos a preocupação da administração municipal para fazer o melhor para o atendimento à população”, afirmou a diretora técnica.

O Caps atende cerca de 150 pessoas por mês e todo tipo de doença mental como depressão e esquizofrenia, além de dependentes em álcool e drogas. “Eu chamei a representante do Estado para nos orientar sobre como melhorar o atendimento e identificar possíveis falhas. O Caps não tinha uma equipe formada e estamos montando tudo agora. Mas fiquei satisfeita com a conclusão dela e faremos o que deve ser feito para melhorar”, disse a secretária municipal de Saúde, que afirmou que já está providenciando a contratação de médicos via concurso público, já autorizado pelo prefeito Gustavo Reis.

A secretária reforça que os pacientes acompanhados pelo Caps, que necessitam de consultas médicas, são atendidos pelas Unidades de Saúde de sua referência e em alguns casos pelos psiquiatras do Hospital. “A equipe do Caps é composta por psicólogo, psicopedagoga, enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem,  assistente social e estagiários de psicologia”, explica Maria do Carmo.

Reportagem: Beatriz Casadei

Fotos – Ivair Oliveira