PROUNI MUNICIPAL 2018 - CLIQUE E SAIBA MAIS!

Projeto Cinesolar e Oficinas de Cinema levam mais de 300 pessoas ao Parque dos Lagos

O Cinesolar, uma inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, por meio de parceria com a Prefeitura via Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setuc), visitou Jaguariúna no último dia 15 (sábado), e atraiu um público rotativo de 300 pessoas às exibições dos filmes programados, além de 40 participantes na Oficinema Solar, também chamadas de oficinas de “vídeo de bolso” e de “Oficinas de Cinema”. Toda a programação aconteceu no Parque dos Lagos, uma das áreas verdes mais frequentadas pela população.

Segundo Fábio Miranda, diretor de Cultura da Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc) de Jaguariúna, os curtas e o filme principal, o longa-metragem “Xingu”, dirigido por Cao Hamburguer e estrelado por Felipe Camargo, João Miguel, Caio Blat, Maria Flor e Fábio Lago, foram exibidos a partir das 19h, na van equipada com um sistema conversor de energia solar para elétrica. Já o Oficinema Solar foi na parte da tarde, com os participantes aprendendo a produzir um curta metragem com a temática sustentabilidade.

O circuito itinerante é realizado através do ProAC, com o patrocínio da CPFL energia e o apoio do Instituto CPFL e da Associação Cultural Simbora. O projeto é uma realização da Brazucah Produções, através da Lei de Incentivo à Cultura, e das secretarias da Cultura dos estados participantes. O projeto Cinesolar fará sessões de cinema em 60 cidades dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Ceará.

Conceito

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.

No interior do veículo, há 100 assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas (que são levados para fora para a montagem da “sala de cinema”), além de sistema de projeção e até um EcoDJ.  Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

O Cinesolar é a primeira iniciativa de cinema itinerante que funciona através de energia renovável, aliando a difusão cultural e meio ambiente. O projeto conta também com o apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social.

Reportagem: Aluízio Santana – Fotos: Ivair Oliveira