Ação da Prefeitura fiscaliza e registra quase 300 locais com situação irregular na cidade

Iniciativa uniu Secretaria de Obras e departamentos de Fiscalização e Atende Fácil, que formaram uma equipe para avaliar as condições de terrenos e calçadas nos bairros visitados.

A Prefeitura de Jaguariúna, num trabalho coordenado pela Secretaria de Obras e Serviços e com a participação dos departamentos de Fiscalização Tributária e Atende Fácil, desenvolveu no dia 19 de outubro uma ação de fiscalização em vários bairros da cidade para inibir os casos de descarte irregular de lixo e entulhos em áreas públicas e terrenos baldios.

Conforme o diretor da Secretaria de Obras, Lucas Lopes, a fiscalização e retirada de entulho e lixo despejados irregularmente foi feita nos bairros que apresentam grande incidência desses problemas e teve, ainda, base nas reclamações feitas pelos munícipes e constatações das equipes de campo que percorrem a cidade diariamente.

Outra providência adotada foi notificar os moradores sobre a necessidade de construir calçadas (passeio) e fechar (com muro ou cerca) os terrenos, uma vez que esses locais recebem descarte irregular de lixo, entulhos, galhos e bagulhos. A ação fiscalizatória busca cumprir a lei municipal que estabelece o seguinte: cabe ao proprietário do lote providenciar a construção de calçadas e o fechamento do terreno.

O relatório da fiscalização, apresentado pelas equipes de campo que percorreram os bairros foi o seguinte: Vila Primavera (57 propriedades visitadas), Reserva da Barra (10), Cruzeiro do Sul (103), Jardim Pinheiros e Florianópolis (67), Vila Jorge Zambon e Arco Iris (62), num total de 299 situações identificadas.

Reportagem: Aluízio Santana

Fotos: Ivair Oliveira