CLIQUE PARA CONFERIR!

Alta excessiva no consumo leva o DAE a fazer apelo para que população economize água

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) da Prefeitura decidiu fazer um alerta sobre o consumo de água tratada acima do normal na cidade, provocado pelo forte calor dos últimos dias. O verão começa oficialmente na sexta-feira, 21 de dezembro, e o apelo é pelo uso racional da água.

“Optamos por fazer uma campanha preventiva antes que a situação venha a se agravar, diz Luciana Carla Ferreira de Souza, diretora do Departamento de Planejamento e Gestão em Saneamento Básico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Segundo ela, as equipes de campo do DAE constatam diariamente vários casos de uso irregular da água tratada.

Os mais comuns, e que se repetem a cada verão, são lavar o carro e deixar a água correr à vontade pela mangueira, lavar calçadas usando a pressão da água (como se fosse uma vassoura) para empurrar a sujeira, e até jogando água no telhado, achando que isso ajudará a amenizar o calor dentro da moradia. “São exemplos claros de desperdício”, afirma a diretora, que responde pela gestão do DAE.

Consciência ou multa

Nessas situações, segundo Luciana, o pessoal do DAE vai até a casa da pessoa e faz uma abordagem educativa, onde mostra que a conta ficará mais alta e que o mau uso pode prejudicar uma cidade inteira. E quando isso não resolve, o caso é repassado ao departamento de Fiscalização da Prefeitura, que utiliza uma lei municipal para penalizar com multa quem não se conscientiza.

“Vamos colocar carro de som nas ruas, com mensagens de conscientização para que colaborem no uso racional da água tratada, e divulgaremos a mensagem na mídia impressa e falada”, revela.

O uso racional, no caso, significa utilizar água tratada para consumo próprio (beber), cozinhar, lavar as louças e as roupas da casa e tomar banho. “Para outros tipos de uso, recomendamos que a pessoa recicle a água do tanque, por exemplo, que pode ser utilizada para limpar a calçada e lavar o quintal.

Reportagem: Aluízio Santana

Imagem: Internet