CLIQUE PARA CONFERIR!

Alunos da Escola das Artes participam de atividades voltadas à “Semana da Consciência Negra”

CLIQUE PARA CONFERIR!

Durante essa semana, a Escola das Artes promoveu uma série de atividades relacionadas ao tema da “Consciência Negra”. Nesse período, os alunos de todos os cursos foram estimulados, através de exercícios e aulas práticas, a fazerem uma reflexão de como essa questão é tratada nos dias atuais.

No curso de Teatro, por exemplo, as aulas foram levadas de maneira leve e didática, os jovens acompanharam a exibição de um vídeo, e depois, trabalharam em cima da música apresentada.

“É uma data histórica para a nossa sociedade. Porém, a maioria das crianças ainda não tem consciência disso. Então, essa semana é importante para tratar do tema, de uma forma divertida e que elas entendam a mensagem”, disse o professor de teatro musical, Vitor Manzoli.

Já no Hip-Hop, a forte influência da cultura negra na música e nos estilos musicais foi o centro do debate entre as turmas.

“É importante essa ação da Escola das Artes, pois estamos enaltecendo e divulgando essa cultura, que por muitas vezes foi reprimida. A Dança de Rua é uma vertente disso, como muitas outras danças”, comentou o professor de Hip-Hop, Pacheco.

Conforme a Secretária de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos, cada curso utilizou de suas ferramentas e especialidades para desenvolver as atividades de conscientização.

CONSCIÊNCIA NEGRA

Na próxima terça-feira, 20 de novembro, é comemorado o dia da Consciência Negra. Esta data foi escolhida, porque representa o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, que lutou bravamente contra a escravidão no Brasil.

Reportagem: Raphael Luna – Foto: Ivair Oliveira