Assistência Social de Jaguariúna divulga benefícios do cartão “Identidade Jovem”

Jovens de Jaguariúna com idade entre 15 e 29 anos podem participar do programa federal “Identidade Jovem”, ou simplesmente ID Jovem, um documento que oferece uma série de benefícios como pagar meia-entrada (50%) em eventos artísticos, culturais e esportivos, além do direito a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme determina o Decreto Federal 8.537/2015.

Os interessados devem procurar a Central de Atendimento do Cadastro Único, que funciona na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jaguariúna. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 16h, na Rua Júlia Bueno, 191 – no centro. Se for menor de idade o jovem deve estar acompanhado de um responsável e apresentar documentação do núcleo familiar.

O benefício vale também para não estudantes, mas é necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal há pelo menos 24 meses (dois anos). Outra exigência obrigatória é ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos.

Passagem gratuita

Conforme as regras do ID Jovem, os portadores do cartão têm o direito de ocupar até duas vagas gratuitas em cada viagem de ônibus, trem ferroviário ou outra embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​.

Depois de esgotadas as vagas gratuitas são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens. O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes, portanto, não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município. A reserva de assentos para os jovens é válida até três (03) horas antes da partida do transporte.

Emissão – Conforme o governo federal, obter o cartão ID Jovem é fácil, rápido e seguro. Ele é virtual e pode ser apresentado nos estabelecimentos por meio da tela de um smartphone ou impresso pela página da internet.

 

Reportagem: Aluízio Santana

Foto: Divulgação/Governo Federal