CENTRO DE OPERAÇÕES E INTELIGÊNCIA DA POLÍCIA MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA É INAUGURADO

O Centro de Operações e Inteligência -COI- da Polícia Municipal de Jaguariúna foi inaugurado nessa quinta-feira, 16 de maio em solenidade realizada na sede da Polícia Municipal.
O evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Jaguariúna Gustavo Reis, o juiz Marcelo Forli Fortuna; o presidente da Câmara Municipal de Jaguariúna Walter Luiz Tozzi; o secretário de Segurança Pública de Jaguariúna Renato José de Almeida Chaves Filho; o delegado Erivan Vera Cruz; a Presidente da OAB Carminha Santiago; o Comandante da Guarda Municipal de Jaguariúna Paulo Cesar Altheman, entre outras autoridades do município.
O COI marca o avanço digital na vigilância e na segurança pública de Jaguariúna, com um sistema de monitoramento de 40 câmeras instaladas nas principais ruas de comércio e avenidas da cidade, com alta definição e capacidade para fazer imagens a um raio até de 02 km.
Da central, que fica na sede da Polícia Municipal, os policiais acompanham tudo por monitores de 40 polegadas cada com alta definição, e também recebem denúncias e ligações de moradores via 153, com o sistema INFOSEG, que garante maior sigilo nas ligações.
“Hoje é um dia feliz porque estou cumprindo mais um plano que era meta no meu projeto de governo: um sistema de vigilância inteligente, que com certeza vem para confimar o quanto é seguro viver na nossa cidade. Jaguariúna é uma das cidades com os melhores índices no quesito segurança pública na RMC e agora estamos ainda mais seguros. ” Afirmou o Prefeito Gustavo Reis.
A licitação para a instalação e manutenção dos equipamentos foi feita com a Talentech Tecnologia Ltda, por um período de 4 anos e de acordo com a própria empresa, o custo para manter o sistema do COI funcionando é de R$ 68 mil, incluindo a central de imagens.
A conquista do COI foi elogiada pelo juiz da comarca de Jaguariúna, Marcelo Forli Fortuna “Nós precisamos no Brasil de políticos assim, que cumpram as promessas. Parabenizo o Prefeito Gustavo Reis por esse trabalho. Me orgulha muito ser juiz de uma cidade na qual o prefeito cumpre o que promete”. Afirmou.
Conforme o secretário de Segurança Pública de Jaguariúna, Renato José de Almeida Chaves Filho, o COI já mudou a eficiência na vigilância do município “É o start de uma era moderna, de tecnologia de primeiro mundo para a segurança pública.” Comemorou.
O Centro de Operações e Inteligência fica na sede da Polícia Municipal, na Avenida Prefeito Laércio José Gothardo, 1831, no centro de Jaguariúna.

 

Reportagem: Carolina Noronha

Foto: Ivair Oliveira