Centro Dia: Idosos resgatam lembranças da vida com o projeto “Feliz Cidade”

Uma parceira entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Jaguariúna vem animando os idosos do Centro Dia Osmar Carneiro.

Com o projeto “Feliz Cidade”, ministrado pelos colaboradores Marcelo Masselani e Mary Clair Peron, os idosos estão tendo a oportunidade de relembrar histórias e/ou momentos da vida através de fotos e compartilhar essas experiências com todo o grupo.

A ideia, segundo o professor de Teatro Marcelo Masselani é imaginar uma colcha de retalhos com histórias próprias. “As vezes engraçadas, emocionantes ou reflexivas que resgatam essa memória de felicidade ou algo bom da vida, contadas e ao mesmo tempo encenadas por eles, a partir do recorte de histórias que os participantes tentam situar na fictícia cidade de Carambola do Sul”, disse o professor.

A Oficina de Teatro integra o cronograma de atividades socioeducativas desenvolvidas pelo Centro Dia, inicialmente executada de forma voluntária e desde fevereiro deste ano, em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura do município, através da Escola das Artes.

“A ideia é que realmente essa peça faça parte de alguma apresentação da Escola das Artes”, completou Masselani.

“Feliz Cidade” foi criada no mês de abril, os ensaios acontecem nas tardes de sexta-feira, no Centro Dia do Idoso, para estimular a lembrança de fatos e acontecimentos marcantes que possam enriquecer a peça. Um trabalho de resgate praticado pelos idosos, que se soma com o teatro, coletando histórias ou momentos da vida para se tornarem cenas da peça.

Reportagem: Raphael Luna – Foto: Divulgação/Centro Dia do Idoso