Cerimônia na Fazenda da Barra homenageia herois da Revolução Constitucionalista de 1932

A Fazenda da Barra, patrimônio histórico e cultural de Jaguariúna que está em processo de restauração e preservação pela Prefeitura, foi o cenário das homenagens pela passagem do 87º Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932, comemorado neste 9 de julho de 2019.

Conforme consta nos registros desse episódio histórico, motivo de orgulho para todos os paulistas, a Fazenda da Barra foi ocupada por tropas federalistas vindas de Minas Gerais, que lá permaneceram até o encerramento das hostilidades.

O evento cívico/militar no feriado de terça-feira reuniu entidades, autoridades e convidados para homenagear os heróis paulistas que lutaram contra a ditadura do governo de Getúlio Vargas, exigindo a convocação de uma nova Constituição Federal.

A cerimônia foi organizada pelo Núcleo de Veteranos de 32 – Trincheiras de Jaguariúna em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) e teve o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SETUC). Um dos pontos altos da comemoração foi a participação do Exército Brasileiro, representado por tropas do 2º B Log L (Batalhão Logístico Leve) de Campinas.

Houve desfile de soldados do 2º B Log L, exposição de veículos militares e material bélico, exposição de peças de artilharia recolhidas em trincheiras paulistas na região de Jaguariúna e também a participação de colecionadores de veículos militares antigos. Vários deles eram réplicas dos que foram utilizados pela FEB (Força Expedicionária Brasileira) durante a Segunda Guerra Mundial, quando tropas do Brasil participaram de combates em solo italiano e ajudaram a derrotar o exército nazista de Adolf Hitler.

A solenidade contou ainda com exposição de material militar e viaturas atuais e antigas, exposição de material das Forças de Segurança pública de Jaguariúna e apresentação de cães adestrados da Polícia Municipal, mais conhecido como Show Dog. Outra atração foi a premiação dos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Jaguariúna, que retrataram em seus desenhos os ensinamentos sobre a Revolução Constitucionalista de 32.

Os alunos premiados foram: 1º lugar: Eyck Gradel (4º A – Escola Municipal Dr. Franklin de Toledo Piza); 2º lugar: Jorge Luiz Borges (4º A – Escola Municipal Prefeito Adone Bonetti) e 3º lugar: Ryan Deivid (4º C – Escola Municipal Professor Mário Bergamasco).

Reportagem: Aluízio Santana

Fotos: Samuel Oliveira