“Dia da Assistente Social” é comemorado com café da manhã e palestra no CRAS Nassif

Com as presenças da vice-prefeita e secretária de Meio Ambiente de Jaguariúna, Rita Bergamasco, e da secretária municipal de Assistência Social, Andrea Dias Lizun, foi comemorado na manhã desta quarta-feira, 15 de maio, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Nassif, o “Dia Nacional da Assistente Social”.

A data celebra o profissional dos Serviços Sociais, dedicado à luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos ou à margem da sociedade. As/Os Assistentes Sociais são membros ativos na luta pelos direitos humanos em qualquer parte do mundo.

Cerca de 50 pessoas participaram de um Café da Manhã, que foi servidos às assistentes sociais e todos os funcionários do CRAS, seguido de palestra feita pela master coach Andressa Akemi, que abordou o tema Inteligência Emocional.

Akemi, que também já publicou livro sobre o tema, destacou aspectos importantes para as assistentes sociais e demais colegas como autoconhecimento, poder transformador e responsabilidade de cuidar das pessoas com amor, dentre outros. A Coach Master também responde pelo projeto social “Transformados para Transformar”, direcionado a mulheres, adolescentes e à família.

“Essa palestra foi de grande importância para todos, não só pela comemoração do Dia Nacional da Assistente Social, pois serviu também para todos os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que atuam aqui em Jaguariúna”, disse Andrea Lizun. A atividade, segundo ela, não prejudicou o atendimento aos usuários, uma vez que ficaram profissionais em cada unidade para cuidar disso.

Ainda segundo a secretária de Assistência Social, todos podem colaborar para construir um ambiente igualitário em uma sociedade, no entanto, os assistentes sociais se especializam em construir projetos e políticas sociais fazendo o curso de ensino superior em Serviços Sociais, uma vez que o intuito é melhorar a qualidade de vida de uma comunidade.

Origem do “Dia do Assistente Social”

 A data foi oficializada a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto Federal nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.

No entanto, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão.

Portanto, em homenagem à regulamentação da profissão, em 1962, o dia 15 de Maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-assistente-social/

Reportagem: Aluízio Santana

Fotos: CRAS Nassif + Ivair Oliveira (Palestra)