Clique e saiba mais!

ENCONTRO COM BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA OFERECE ORIENTAÇÕES E ABORDA O TEMA “ADOLESCÊNCIA”

As reuniões acontecem a cada dois meses (são bimestrais) nos CRAS Cruzeiro do Sul, no CRAS Nassif e no Centro, sempre com um tema novo nas abordagens.

Clique e saiba mais!

Com o objetivo de manter os beneficiários do programa Bolsa Família informados de seus direitos e deveres, a secretaria de assistência social da Prefeitura de Jaguariúna realizou na última segunda-feira, 18 de novembro, um encontro com palestra e roda de conversa, no CRAS Nassif.

A equipe técnica apresentou as famílias que recebem benefícios do Governo Federal os critérios para descumprimento do Bolsa Família e orientou quanto às condicionalidades do programa.

Após os informativos, o psicólogo Lucas Duarte Manhas conversou com as famílias sobre a adolescência. A palestra apresentou informações e reflexões sobre a relação pais e filhos, as mudanças peculiares deste período, como o desenvolvimento físico e psicológico, a sexualidade e a importância da orientação para a prevenção de doenças venéreas e do uso de métodos contraceptivos, o acompanhamento educacional, a formação profissional e a prevenção às drogas.

Os pais foram convidados a discutir o assunto e tirar dúvidas em roda de conversa com o psicólogo e a equipe técnica do CRAS.

Além disso, a estagiária de psicologia Caroline Bernardes aproveitou a oportunidade para conversar com os presentes sobre a campanha Novembro Azul e trouxe informações sobre o câncer de próstata e a necessidade da prevenção através do acompanhamento médico adequado e de exames periódicos a partir dos 50 anos de idade para o público masculino em geral ou mais cedo nos casos de histórico familiar da doença. Vale ainda lembrar que a rede pública de saúde faz campanha informativa em todas as unidades de saúde do município e oferece diagnósticos e tratamento para a doença.

Conforme a secretária de assistência social, Andrea Dias Lizun, esses encontros são considerados valiosos, pois oferecem não apenas uma oportunidade de obter informações, mas, também, um espaço de troca de experiências e fortalecimento de vínculos, que é uma das propostas centrais dos Centros de Referência em Assistência Social, os CRAS.

As reuniões acontecem a cada dois meses (são bimestrais) nos CRAS Cruzeiro do Sul, no CRAS Nassif e no Centro, sempre com um tema novo nas abordagens.

Reportagem: Raphael Luna – Foto: Divulgação