Heróis da Revolução Constitucionalista de 1932 são homenageados em cerimônia na Fazenda da Barra

Cerimônia atraiu cerca de 300 pessoas e teve, além de homenagens aos heróis e mártires de 32, entrega de certificados aos integrantes da forças de segurança de Jaguariúna, exposição de veículos militares antigos e de materiais recuperados dos combates ocorridos na região;

Uma bela cerimônia realizada nas dependências da Fazenda da Barra, em Jaguariúna, na manhã de segunda-feira, 9 de julho de 2018, marcou as homenagens pela passagem do 86º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. O episódio foi o último grande conflito armado ocorrido no Brasil e tem ligação direta com a história do município.

Cerca de 300 pessoas participaram, entre autoridades, convidados especiais e o público presente, o que surpreendeu os organizadores. A Prefeitura de Jaguariúna, atual proprietária da Fazenda da Barra, vem realizando o restauro dos prédios históricos e demais instalações, cedeu o espaço e colaborou com a divulgação.

A cerimônia foi organizada em conjunto pelo Núcleo da Sociedade Veteranos de 32/MMDC – Trincheiras de Jaguariúna, Conseg (Conselho Comunitário de Segurança de Jaguariúna) e o Exército Brasileiro, que contaram com a ajuda de muitos voluntários.

O evento teve ainda homenagem e entrega de certificados a integrantes das forças de segurança que atuam na cidade, uma vez que o trabalho conjunto coloca Jaguariúna em 1º lugar dentre os 15 maiores municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em segurança pública (confira lista abaixo).

Em sua fala, o prefeito Gustavo Reis destacou que “relembrar o feito histórico dos combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932 e homenagear aqueles que se dedicam a cuidar da segurança da população de Jaguariúna é um reconhecimento que sempre terá nosso apoio e nossa simpatia, pois esses homens e mulheres, muitos deles pais de família, sabem o quanto é importante viver numa sociedade que honra seus valores e cultiva a paz, e cumprem essa nobre missão diariamente, honrando a farda que vestem e a corporação à qual pertencem”.

Maria Helena Toledo Silveira Mello, presidente do 10º Núcleo de Correspondência MMDC – Trincheiras de Jaguariúna e o presidente do Conseg municipal, Tenente Marcos Viotto, agradeceram o apoio da Prefeitura e revelaram que pretendem erguer um monumento ou mesmo um pequeno museu na cidade, visando preservar a memória da Revolução de 32.

“Foi uma bela cerimônia e somos muito gratos ao prefeito pelo apoio, pois as novas gerações não conhecem esse fato histórico e é nosso dever evitar que nossos heróis e mártires da sejam esquecidos”, disse Maria Helena. Numa reportagem à parte, o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Jaguariúna publica nomes, fotos e as razões dos integrantes das forças de segurança homenageados por atuarem com destaque em suas funções, em benefício da população de Jaguariúna.

DESTAQUES

O cerimonial do 9 de julho na fazenda da barra foi apresentado pelo radialista e locutor Billy Rovaron e registrou as presenças das seguintes autoridade e convidados especiais:

Prefeitura de Jaguariúna

– Gustavo Reis, prefeito e Rita de Cássia Sisti Bergamasco (vice-prefeita e secretária municipal do Meio Ambiente);

Secretariado e demais integrantes da atual gestão:

– Renato José de Almeida Chaves Filho (Segurança Pública);

– Josino José da Silva (Mobilidade Urbana);

– Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa (Educação);

– Tomaz de Aquino Pires (Professor e Historiador, coordenador da Casa da Memória de Jaguariúna);

– Juvenil Machado de Paula (corregedor da Guarda Municipal de Jaguariúna e vice-presidente do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança) do município;

– Jéssica Rischter (diretora de eventos da Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc) da Prefeitura de Jaguariúna, representando a secretária titular da pasta, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos);

Representantes da Câmara Municipal de Jaguariúna

– Afonso Lopes da Silva (Silva/PPS – vice-presidente da Mesa Diretora);

– Vereadores: Cássia Murer Montagner (Cássia Murer/PR), Cristiano José Cecon (Cristiano Cecon/PV), Walter Luís Tozzi de Camargo (Waltinho Tozzi/MDB);

Demais autoridades e convidados:

– 1º Tenente Flávio Costa (Oficial de Comunicação Social do 2º B Log L – Batalhão Logístico Leve), de Campinas;

– Coronel Costa Junior (integrante do Núcleo MMDC de Campinas);

– Maria Helena Toledo Silveira Mello (presidente do 10º Núcleo de Correspondência MMDC – Trincheiras de Jaguariúna);

– Ana Matilde Guedes Zagarolli (professora, bisneta do Barão de Pirapitingui – José Guedes de Souza);

– Ricardo Guedes Zagarolli (tetraneto do Barão de Pirapitingui);

– Maria Donizete Nogueira Leme (secretária da Junta de Serviço Militar 082 – Jaguariúna);

– Antônio Mendes Vinagre Junior (Tenente da Reserva do Exército Brasileiro e presidente da Associação dos Amigos Integrantes do 5º GCan 90 e 2º B Log L – Batalhão Logístico Leve), de Campinas;

– Antônio Araújo Cavalcante (Sargento PM, comandante da Polícia Militar em Jaguariúna);

– Cabo PM Cássio Amaral de Freitas (representante da Polícia Militar Rodoviária de Campinas);

– Tenente Marcos Viotto (presidente do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança) de Jaguariúna;

– Maria do Carmo Santiago (advogada, presidente da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil) em Jaguariúna;

– Nelson Alberti (presidente da companhia de Viaturas Militares Antigas do Interior de São Paulo);

Reportagem: Aluízio Santana/PMJ

Fotos: Samuel Oliveira/PMJ