Homenagem: Complexo de Quadras de Tênis ganha nome de “Horácio César Belezia Pires”

Projeto aprovado na Câmara Municipal foi de autoria do vereador Afonso Lopes da Silva.

Quem fez história, merece ser lembrado! Em cerimônia realizada na manhã do último sábado, 6 de outubro, o Complexo de Quadras de Tênis do Guedes ganhou um novo nome, e agora se chama, Complexo de Quadras de Tênis “Horácio Cesar Belezia Pires”.

Essa iniciativa da Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, têm como objetivo prestar uma homenagem a um grande atleta, uma grande pessoa e um grande incentivador do esporte jaguariunense.

Horácio Cesar Belézia Pires era um aficionado pelo esporte. Grande tenista dos anos sessenta, Horácio dava aulas na Sociedade Hípica de Campinas, com seu excelente trabalho chegou a ter quase cinquenta alunos e uma enorme fila de espera.

Organizou vários campeonatos e exibições de tenistas profissionais, entre eles, Maria Esther Bueno. Em Jaguariúna, foi um dos idealizadores das quadras públicas. Desde então, trabalhava e buscava alternativas para a transformação deste grande complexo.

Atualmente, o Complexo de Quadra de Tênis “Horácio César Belezia Pires” conta com quatro quadras, duas de saibro e duas de piso, todas gratuitas e abertas para a população.

Conforme a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, uma nova quadra está sendo construída, além disso, um vestiário e um “Paredão” também estão sendo preparados, para beneficiar os praticantes.

“Jaguariúna é uma das poucas cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) que fornece quadras públicas de tênis para os moradores. Tradicionalmente uma modalidade acessível apenas às classes sociais mais altas pelo alto custo de seus materiais, aqui é aberta para qualquer pessoa e recebe total incentivo do poder público”, disse o secretário da pasta, Rafael da Silva Blanco.

Reportagem: Raphael Luna – Foto: Ivair Oliveira