Jaguariúna recebe projeto Carreta Literária a partir de 18 de fevereiro

Estudantes de 13 escolas da rede municipal terão acesso a acervo de 500 livros e participarão de leituras monitoradas.

O ano letivo em Jaguariúna vai começar com uma bela novidade para cerca de 7 mil alunos que estudam nas 13 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino: a Carreta Literária, que chega à cidade no próximo dia 18 e iniciará seu itinerário estacionando às 9h na Escola Municipal Professor Irineu Espedito Ferrari.

“Trata-se de um food truck literário mesmo, onde o cardápio dos livros serão servidos pelo professor como entrada, prato principal e sobremesa aos estudantes do 1º ao 9º ano”, explica Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, secretária de Educação de Jaguariúna. Segundo ela, a vinda da Carreta Literária à cidade é fruto da parceria firmada pela Prefeitura com a Companhia Jaguari de Energia Elétrica (CPFL Jaguari).

Na cerimônia que marca as atividades de incentivo à leitura entre os estudantes, na Escola Municipal Professor Irineu Espedito Ferrari, além da secretária de Educação estarão presentes o prefeito Gustavo Reis e o diretor-superintendente do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

A Carreta Literária é patrocinada pelo Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura) e funciona com incentivos da Lei Rouanet (Lei 8.313/1991). Ela possui um acervo de 500 livros, que serão doados à Secretaria de Educação de Jaguariúna após sua permanência de 20 dias em cada uma das 13 escolas municipais.

Já a capacitação dos professores que serão mediadores no processo de leitura cabe à empresa CEC Brasil Cultura, Esporte e Cidadania, que é a autora do projeto Carreta Literária. O objetivo principal é estimular o gosto pela leitura entre os cerca de 7 mil alunos que serão beneficiados em Jaguariúna.

Reportagem: Aluízio Santana