Jovens de Escola Municipal participam de Pré-Conferência Municipal da Criança e do Adolescente – Prefeitura Municipal de Jaguariúna

Na última terça-feira, 7 de agosto, cerca de 70 alunos de 8º e 9º ano da “Escola Municipal Profª Sada Salomão Hossri”, participaram do primeiro evento preparatório para a Conferência Municipal da Criança e do Adolescente, realizada no espaço Cola-Aqui.

Promovida pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a consultoria SEMEARH, essa ação teve como objetivo levantar propostas para a construção de políticas públicas voltadas a esse público.

Essas propostas serão analisadas na Conferência Livre de Direitos da Criança e do Adolescente, marcada para acontecer no dia 26 de outubro, das 8h às 12h, no Campus I da UniFaj, e posteriormente, na Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, marcada para 23 de Novembro.

Outros dois eventos já estão agendadas, amanhã (9) na parte da manhã será a vez dos alunos do Tozzi participarem do debate, e de tarde, os jovens da Associação Jaguariunense de Jovens Aprendizes (AJJA) completam essa etapa.

Na Conferência Municipal serão eleitos delegados que terão direito a voto nas propostas que serão analisadas e passarão a valer como diretrizes para todas as ações e políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes de Jaguariúna.

De acordo com a presidente do CMDCA, Patricia Magalhães Figueiredo, esse levantamento de propostas é baseado em quatro eixos: proteção, integração, diversidade e enfrentamento às violências. Dentro desses quatro eixos os jovens apontam os pontos positivos e os pontos a serem desenvolvidos dentro da cidade.

A Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente atende uma recomendação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

Reportagem: Raphael Luna – Foto: Ivair Oliveira