Parques e Praças

Praça Cyrillo Fontanella

Localizada no bairro Jardim Fontanella, a praça recebe o nome do filho do italiano Giovanni, que foi um dos primeiros imigrantes a chegar em Jaguariúna. Cyrilo Fontanela ficou conhecido por ser colono de fazendas de café da região e por fundar o bairro Jardim Fontanella. Ele faleceu em 11 de dezembro de 1983.
O espaço é conhecido pela fonte onde os moradores vão buscar água natural. Nela também tem um playground.

Praça Andorinhas

A Avenida Princesa D’Oeste foi nomeada como Praça das Andorinhas a pedido dos moradores. Eles relatam que as aves se abrigavam nas árvores do local. A área fica no bairro Berlim e conta com muitas árvores e bancos para descanso, sendo ideal para reunir a família e amigos aos finais de semana.

Praça Mogi Mirim

A Praça Mogi Mirim é uma homenagem ao município que fica a 37 km de Jaguariúna. A nossa cidade pertencia a Mogi Mirim, como Distrito de Paz e só em 30 de dezembro de 1953 conquistou a sua emancipação político-administrativa. A área de lazer fica no bairro Dom Bosco e conta com lanchonete, quadra poliesportiva com arquibancada e playground.

Praça Brasília

O local, que recebe o nome da capital brasileira, fica na Rua José Alves Guedes, no Centro de Jaguariúna. O espaço conta com dois mil metros de área de lazer com playground e uma ampla área verde.

Praça dos Ferroviários

A Praça dos Ferroviários fica próxima a rotatória da galeria, na Avenida Marginal. A criação da área de lazer foi uma forma de homenagear os ferroviários que fazem parte da história de Jaguariúna. A ferrovia ainda está presente na vida do jaguariunense, pois a cidade mantém a linha férrea que liga Jaguariúna a Campinas, e que atualmente, serve de ligação para o passeio da Maria Fumaça. A viagem percorre os locais onde eram as plantações de café e já foi palco de grandes produções artísticas.
Ao redor da Praça dos Ferroviários têm restaurantes, shopping e lojas para todo tipo de necessidade. No centro do local há um logradouro com um obelisco para firmar esta homenagem aos ferroviários.

Praça Carlos Gomes

No Jardim Paraíso, próximo a rodovia João Beira sentido o bairro Florianópolis, está localizada a Praça Carlos Gomes. O local recebe esse nome em homenagem ao maestro e compositor brasileiro de ópera, que nasceu na cidade de Campinas, em 11 de julho de 1836. Antonio Carlos Gomes foi autor de uma das mais famosas óperas, O Guarani, conhecida nos cenários brasileiro e internacional.
Ele morreu no dia 16 de setembro de 1896. A praça tem dois mil metros e conta com uma quadra de futsal e playground.

Praça dos Imigrantes

No bairro Nova Jaguariúna tem a Praça dos Imigrantes. A construção do espaço foi uma homenagem aos imigrantes italianos e portugueses que vieram para a Vila Bueno, atual Jaguariúna, por volta de 1880. A praça fica às margens do Rio Jaguari e tem cerca de 10 mil metros de área distribuídos em um playground, uma lanchonete e sanitários públicos.
O lugar é agradável e ideal para reunir a família em um domingo a tarde.

Praça Santa Cruz

A Praça Santa Cruz recebe o nome do bairro, que é um dos mais antigos de Jaguariúna. Com 5 mil metros quadrados, o local conta com uma quadra poliesportiva, playground, coreto e um quiosque de alimentação.

Praça Francisco José Bizzo

Localizada no condomínio Ana Helena, a Praça Francisco José Bizzo oferece para os moradores do bairro uma opção de lazer e um incentivo a prática de esportes, com uma quadra poliesportiva, canchas de bocha e mesas de truco.
Quem foi Francisco José Bizzo?
O jaguariunense Francisco José Bizzo nasceu em 1901 e até hoje é lembrado como o grande pescador da região. Ele e sua família doaram para a Prefeitura de Jaguariúna o sítio Santo Ângelo, que foi construída uma escola municipal que recebe o nome do filho do senhor Francisco: E.M. Ângelo Bizzo. Francisco José Bizzo faleceu em 8 de dezembro de 1986, com 75 anos.

Praça Umbelina Bueno

O lugar mais antigo da cidade e localizado no centro, a Praça Umbelina Bueno abriga a Igreja Centenária de Santa Maria. Distribuída em 5 mil metros quadrados, o espaço conta com um quiosque, um coreto que recebe apresentações, playground, lanchonetes, ponto de táxis, além de ter um terminal rodoviário urbano.
Quem foi Umbelina Bueno?
Mãe do Coronel Amâncio Bueno e esposa do Cândido Bueno, Umbelina e sua família era proprietária da fazenda Florianópolis.

Parque Américo Tonietti

Voltado para o esporte, o Parque Américo Tonietti fica no bairro Roseira de Baixo. O espaço tem pista para caminhada de 360 metros, parque infantil, quadras poliesportivas, campo de futebol com arquibancada para 800 pessoas e um ginásio de esportes que recebeu o nome do Sebastião Pereira (Tião Arruda).
Quem foi Américo Tonietti?
O Américo Tonietti nasceu no ano de 1914 em Espírito Santo do Pinhal, mas se mudou para Jaguariúna na Fazenda Roseira em 1956. Ele se dedicou ao futebol e lutou por times da cidade que continuam formados até hoje e foi um dos fundadores do bairro Roseira. Américo Tonietti faleceu com 83 anos em Jaguariúna.
Quem foi Tião Arruda?
O munícipe Sebastião Pereira, conhecido como Tião Arruda, foi morador da Fazenda Capim Fino e depois do bairro Roseira. Ele estava presente em todas as atividades esportivas de Jaguariúna e sempre incentivou os jovens a praticar exercícios físicos. Tião Arruda uniformizava os times, organizava campeonatos com recursos próprios e até patrocinava os jogos. Ele foi muito importante para o desenvolvimento do esporte na nossa cidade.

Parque Menegon

No bairro São José está localizado o Parque Menegon. Ideal para a prática de esporte, o local disponibiliza para a população duas quadras poliesportivas, sendo uma coberta e a outra descoberta, ambas com iluminação, um campo de futebol society e duas canchas de areia para bocha. O parque também conta com parque infantil ideal para as crianças.

Parque Benedito Bergamasco

Localizado no bairro Nova Jaguariúna, o Parque Benedito Bergamasco é um espaço que une lazer com a prática de esportes. Na área de lazer e diversão têm um playground, dois quiosques e um espaço de convivência com mesas e bancos. Para o esporte e bem-estar, o parque conta com canchas de bocha e uma quadra olímpica ideal para jogos de futsal, vôlei e basquete.
Quem foi Benedito Bergamasco?
Nascido em 11 de abril de 1903, Benedito Bergamasco foi um cidadão jaguariunense importante para a história da cidade. Muito participativo na vida política de Jaguariúna, ele foi subdelegado na época da Revolução de 32 e chegou a ser perseguido pelos militares de São Paulo. Benedito Bergamasco também foi subprefeito e nos anos 50 participou ativamente do processo de emancipação do município.

Parque Santa Maria

Um lugar reservado para a prática de atividades físicas e também palco de grandes eventos. O Parque Santa Maria está localizado no centro de Jaguariúna e possui uma quadra de vôlei, uma de futsal, uma pista de caminhada e uma arquibancada. Na parte de lazer o parque oferece o Espaço Azul onde são realizados eventos que necessitam de um lugar coberto e um quiosque ideal para reunir a família e amigos. O nome do parque é uma homenagem a padroeira da cidade, Santa Maria.

Parque José Theodoro de Lima (Zezinho Theodoro)

O Parque José Theodoro de Lima é um espaço de Jaguariúna reservado para melhorar a qualidade de vida e proporcionar bem-estar. Nele tem pista para caminhada, quadras poliesportivas e quiosques para reunir os amigos e a família para um piquenique.
Quem foi José Theodoro de Lima?
Campineiro de nascimento e jaguariunense de coração, José Theodoro de Lima nasceu em 1916 e faleceu aos 82 anos, em 1998. Filho dos donos e administrador da Fazenda Santa Cruz, ele colaborou nas obras de expansão da nossa cidade. Zezinho, como era conhecido, auxiliou sua mãe Dona Ritinha na construção do projeto do bairro Jardim Santa Cruz.

Parque José Pires Júnior

No bairro Florianópolis, o parque José Pires Junior é ideal para reunir os amigos e a família para prática de esportes e lazer. Têm no espaço duas quadras poliesportivas, um campo de futebol, parque para as crianças, pista de caminhada com 400 metros, dois quiosques e um salão para reunião.
Por que o Parque se chama José Pires Junior?
Como forma de homenagem aojaguariunense José Pires Junior, a Prefeitura de Jaguariúna deu esse nome ao parque do bairro Florianópolis. Ele nasceu em Pedreira em 1891 e foi muito importante para o desenvolvimento de Jaguariúna. Durante um leilão ele arrematou a fazenda Florianópolis que pertencia ao fundador da cidade, Coronel Amâncio Bueno, e ali criou seus filhos. Foi Juiz de Paz e com o tempo sub-prefeito do Distrito de Jaguary, hoje Jaguariúna. Era conhecido como Pirinho, ou seja, o Pai de Todos, por ser muito religioso. Seu filho Joaquim Pires Sobrinho foi o primeiro prefeito de Jaguariúna. José Pires Júnior faleceu em 1956.

Parque Serra Dourada

O Parque Serra Dourada possui instalações modernas e tem o seu foco voltado para o lazer e educação através do esporte. São quatro quadras poliesportivas, um campo de areia, uma pista de cooper asfaltada, parques infantis e quiosque. A sua disposição arquitetônica é muito bonita e transformou a região em um dos mais belos recantos de Jaguariúna.

Parque Maria Stela Bianco Torres

O Parque Maria Stela Bianco Torres do bairro Roseira de Cima é dedicado ao esporte e lazer. Com um amplo estacionamento, o espaço possui área esportiva com quadras de basquete, vôlei e futsal e canchas de bocha. Para o lazer tem o playground para as crianças, que é de madeira e foi construído ao redor de uma antiga árvore, preservando a natureza.
Você conheceu a Dona Nona?
Mária Stela Bianco Torres ou Dona Nona como era conhecida pelos familiares, amigos e vizinhos, foi uma das primeiras moradoras do bairro Roseira de Cima. Ela nasceu em 1911 em Jaguariúna e foi uma mulher guerreira que sempre lutou para o desenvolvimento do seu bairro e pelo bem-estar da sua família. Dona Nona faleceu em 2007 com 96 anos.

Parque Luiz Barbosa

O Parque Luiz Barbosa está localizado no bairro Jardim Venturini, em uma excelente área verde preservada, sendo voltado para o entretenimento e o lazer. Possui dois lagos com patos, cisnes, peixes, tartarugas, além de pavão e galinhas de angola. O parque possui uma trilha de aventura para todas as idades.
Quem foi Luiz Barbosa?
Mais conhecido como Lói Barbosa, ele nasceu em 1941 em Jaguariúna e foi sócio-fundador do Jaguar Tênis Clube.Após quatro anos se tornou proprietário de uma barraca de salgados e jornais na antiga rodoviária da cidade. O Senhor Luiz sempre foi muito solidário e fazia trabalhos sociais como arrecadação de alimentos e agasalhos para as famílias carentes de Jaguariúna. Lói Barbosa faleceu em 2004.

Parque Linear

O Parque linear contempla ajardinamento, arborização, corredor ecológico, playground, academias ao ar livre, ciclovia e pista de caminhada. É um espaço de convívio público, a fim de incentivar o lazer e promover a integração da população com a natureza.

Quadras de tênis: Parque José Dal’Bó Filho

O Parque José Dal’Bó Filho, localizado no Bairro de Guedes conta com duas quadras com piso saibro e duas com piso sintético. No espaço também temuma arquibancada coberta para 100 pessoas e uma descoberta com capacidade para 100 pessoas. As duas quadras de tênis são iluminadas e descobertas.
Quem foi José Dal’Bó Filho?
O parque recebe o nome do jaguariunense José Dal’Bó Filho mais conhecido com Zequinha Dal’Bó. Ele nasceu em 1932 no Distrito de Paz de Jaguary, hoje Jaguariúna, e foi morador do bairro de Guedes por 63 anos. Ele era lavrador e foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento de Jaguariúna, além de representar em inúmeros jogos de futebol o bairro de Guedes. A família Dal’Bó é tradicional da nossa cidade. O senhor José Dal’Bó Filho faleceu em 1995.

Parque dos Lagos

Um ponto turístico da cidade o Parque dos Lagos foi construído em 2005 e abrange oito bairros da cidade. Nele tem três lagos com peixes, cisne, tartaruga entre outros animais, quiosques playground, canchas de bocha e malha, e espaço coberto para apresentações culturais. O Parque tem 70 mil metros de área verde e é ideal para a prática de esporte e lazer, sendo um ótimo lugar para reunir a família e esquecer o estresse do dia-a-dia.