Ministrado por GM, Prefeitura oferece curso gratuito de obediência básica para cães

GM Menezes, da Guarda Civil Municipal (GCM) de Jaguariúna, ensina donos a terem maior controle sobre cães de estimação; aulas acontecem na Fazenda da Barra.

Quem mora em Jaguariúna e quiser aprender as técnicas para que seu cão de estimação se torne mais obediente e dócil aos seus comandos, pode se inscrever no “Curso de Obediência Básica para Cães”, ministrado pelo Guarda Municipal Sílvio Telles de Menezes – GM Menezes, adestrador dos cães que a Guarda Civil Municipal (GCM) de Jaguariúna utiliza nas ações de patrulhamento preventivo na cidade.

O curso é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Guarda Municipal (GM), e cabe ao GM Menezes ministrar o treinamento gratuitamente aos interessados. No feriado de 9 de julho último, após a cerimônia em homenagem aos ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932, na Fazenda da Barra, ele fez uma demonstração dos comandos que dá ao cão de faro Nick.

Conforme o GM Menezes, Nick (foto principal) é um cão muito esperto, tem apenas 5 anos e é treinado para farejar e localizar drogas ilícitas durante as ações policiais com a participação da GM de Jaguariúna. A corporação possui cinco cães treinados, que são mantidos em ótimas condições no Canil instalado recentemente na Fazenda da Barra.

“Cães têm faro apuradíssimo e são treinados para se acostumar com o cheiro dos diferentes tipos de drogas. Então, se estamos atrás de apreender maconha, por exemplo, ele sente o odor dessa droga numa trouxinha, sem entrar em contato direto com ela, e sai farejando o ambiente. Onde essa maconha estiver escondida ele, com certeza, localizará”, explica o GM.

Ainda segundo o GM Menezes, no curso em que ensina os donos a terem um controle melhor sobre seus animais de estimação os comandos básicos são repassados em aulas ministradas durante três meses. “É sempre num sábado e a cada 15 dias, na Fazenda da Barra, onde fica o Canil da Guarda Civil Municipal”, completa.

Os interessados devem ligar para o telefone 99250-2270 (GM Menezes) e solicitar a inscrição. No momento, de acordo com o Inspetor GM Gonçalves, da Guarda Municipal de Jaguariúna, as 100 vagas disponíveis estão preenchidas e os novos candidatos entrarão na lista de espera.

Reportagem: Aluízio Santana/PMJ

Fotos: Samuel Oliveira/PMJ