CLIQUE PARA CONFERIR!

Mutirão para eliminar criadouros do mosquito da dengue visita mais de 650 imóveis em quatro bairros

Trabalho coordenado envolve, além de agentes de saúde, apoio do Departamento de Obras e da Secretaria de Educação; Jaguariúna segue sem registro de casos de doenças tropicais transmitidas por picadas de mosquitos.

CLIQUE PARA CONFERIR!

O trabalho sem tréguas ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças tropicais, teve continuidade em Jaguariúna no último sábado (10/03), quando a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde mobilizou um contingente de 35 agentes para o trabalho de visitas casa a casa nos bairros São Francisco, Vila 7 de Setembro, São João e Mauá 1.

De acordo com o balanço apresentado por Luci Domingues, assistente de gestão pública da Secretaria, foram visitados 679 imóveis, sendo que 442 foram trabalhados e em 16 houve recusa em permitir o trabalho nas dependências do imóvel.

No total, foram recolhidos dois caminhões com entulho e possíveis criadouros do mosquito e colhidas 10 amostras de larvas, que foram encaminhadas para exames em laboratórios da Sucen (Superintendência do Controle de Endemias), em Mogi Guaçu.

Conforme a secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, os mutirões para eliminar criadouros do Aedes fazem parte da rotina de trabalho e seguem os indicativos, que podem ser casos suspeitos da doença ou focos com larvas do Aedes aegypti.

“Antes, o mutirão estava programado para ser no (bairro) Cruzeiro do Sul”, mas acabamos optando por esses bairros porque nossos agentes de Saúde encontraram focos do mosquito durante a semana, no trabalho de rotina, e é urgente acabar com eles”, explica a secretária, que fez questão de destacar: Jaguariúna segue sem ter casos de dengue ou qualquer outra doença transmitida pelo Aedes (chikungunya, zika e febre amarela).

No mutirão realizado nesses quatro bairros, as cinco equipes da Secretaria de Saúde, com sete agentes cada, contaram com a colaboração do Departamento de Obras, que forneceu os caminhões e as retroescavadeiras, e também com a Secretaria de Educação, que cedeu peruas Kombi para o transporte.

Reportagem: Aluízio Santana

Fotos: Ivair Oliveira