Nova forma de trabalhar leva Assistência Social de Jaguariúna a famílias antes desassistidas

Assistentes sociais vão a campo e visitam moradias na área rural do município, onde residem famílias que têm direito aos benefícios garantidos por lei, mas que não tinham acesso a eles.

O programa “Assistência Social no Seu Bairro”, realizado em Jaguariúna pela segunda vez em seu novo formato, aconteceu no último dia 25 nos bairros rurais Borda da Mata, Colmeia, Ipiranga, Camanducaia e Pinhalzinho. Conforme a Secretaria Municipal de Assistência Social, a nova forma de trabalhar facilita alcançar o principal objetivo do programa, que é descobrir novas famílias que se enquadrem no perfil de atendimento dos serviços oferecidos.

Testada e aprovada, a nova fórmula foi considerada bastante produtiva pela secretária de Assistência Social, Andréa Dias Lizun. De acordo com os resultados alcançados nas abordagens feitas pelas assistentes sociais, o Assistência Social no Seu Bairro está programado para acontecer uma vez por mês, a fim de atender em sua totalidade os bairros mais distantes.

“A busca ativa nas moradias, com o trabalho de campo da equipe da Assistência Social, atingiu o objetivo de atender famílias em locais mais distantes e de difícil acesso, justamente aquelas que têm mais dificuldade em participar regularmente dos serviços que disponibilizamos”, explica a secretária.

A equipe desta ação foi composta por duas assistentes sociais que atuam nos serviços do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e uma Entrevistadora/Operadora do Cadastro Único (CadÚnico). Elas abordaram 18 famílias que residem em sítios e fazendas bem afastadas da cidade, na divisa com o vizinho município de Holambra.

Dependendo da localidade, essas famílias acabam utilizando o serviço mais próximo. Nas visitas feitas, as assistentes sociais não encontraram ninguém em apenas sete moradias rurais. Uma característica que chamou atenção da equipe nas localidades visitadas foi que a maioria das famílias são oriundas de outros municípios e também de outros Estados.

Muitas delas viviam nos estados da Bahia e Maranhão e vieram para o interior paulista em busca de melhores condições de vida. As moradias são simples, muito distantes da cidade e, muitas vezes, com dificuldade de acesso, mas têm como atrativo um aluguel com valor mais barato.

Todas se encaixam no perfil que a Secretaria de Assistência Social busca para atender com benefícios eventuais, além do Cadastro Único (CadÚnico) e cursos de inclusão produtiva, que ajudam a melhorar a renda familiar.

As famílias visitadas foram orientadas de acordo com suas necessidades, no que se refere aos serviços e programas existentes, e serão acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna. Conforme o calendário de atividades, a próxima edição do programa Assistência Social no Seu Bairro será definida e divulgada em breve.

Reportagem: Aluízio Santana

Fotos: Secretaria de Assistência Social – Jaguariúna