Novo ranking Indsat confirma a liderança da educação de Jaguariúna na RMC

Jaguariúna é a cidade que tem a melhor educação pública municipal da Região Metropolitana de Campinas (RMC) segundo o novo levantamento realizado pelo ranking Indsat, índice que avalia a cada três meses a qualidade dos serviços municipais nas principais regiões do estado de São Paulo.
Em Jaguariúna, a área educacional é avaliada com alto grau de satisfação, com pontuação à frente dos demais municípios da RMC. Os dados mais recentes são referentes ao 2° trimestre de 2018, quando 85% do entrevistados avaliaram a área como ótima ou boa, alcançando 710 pontos. O 2° lugar ficou com Indaiatuba (698 pontos), seguida por Nova Odessa (678), Artur Nogueira (665), Hortolândia (644) e Vinhedo (640).
O prefeito Gustavo Reis destaca a importância dessa constatação e do trabalho de manutenção desta qualidade em uma área tão importante da administração municipal.
“Estamos falando de um indicador que traça de fato a opinião dos moradores da cidade que usam esse serviço. Ter aprovação deles é o que atesta que nosso trabalho está sendo bem desenvolvido e reflete na satisfação de nossa população. Para nós, é muito gratificante ter a melhor educação municipal da RMC, o que aumenta nossa responsabilidade na manutenção desse nível educacional e nos coloca em destaque em uma área essencial para desenvolvimento humano.”
Para alcançar esse índice, são vários os trabalhos feitos pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Educação.
O investimento na área é uma das prioridades do município, com melhorias estruturais e também de conteúdo, mirando o grau de excelência.
Entre os destaques, estão os programas de qualificação dos professores oferecidos pela pasta. A secretária responsável, Cristina Catão, fala de um trabalho contínuo. “Apesar de sermos líderes na região na qualidade da nossa educação, é sempre importante mantermos a continuidade das ações que colaboram para esse índice tão positivo.
Dentro desse pensamento, investimos, por exemplo, frequentemente na capacitação de nossos profissionais, além de nos dedicarmos a reflexões e aprendizados diante do mundo em constante evolução. Temos que acompanhar as mudanças e visar sempre melhorias para nossa população. O resultado acaba sendo esse – a melhor educação municipal da RMC”.
Para os professores, a valorização dada pela prefeitura dentro da área da educação também é destacada. “Nós professores da rede aqui de Jaguariúna temos a sorte e o privilégio de estar inseridos em uma administração que preza pelo ensino. Nós temos muitas oportunidades de melhorar nosso currículo e repassar isso aos alunos da área municipal”, ressalta a docente Keli Cristina Vigato Lodetti.

Além da liderança na área da educação, Jaguariúna se mantém entre as melhores cidades da RMC em outros setores, nos quais mantém alto grau de satisfação: administração municipal, saúde, segurança, coleta de lixo, limpeza pública, qualidade da água, abastecimento de água, iluminação pública, cultura, qualidade de vida e merenda escolar.
A pesquisa do Indsat tem um nível de confiança em 95%, com uma amostragem varável em relação ao sexo, idade e escolaridades dos entrevistados, maiores de 16 anos.

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO INDSAT
– menor que 350 pontos = baixíssimo grau de satisfação