Palestra sobre a “Implementação da Agenda 2030 da ONU” abre o projeto Câmara Cidadania

A “Implementação da Agenda 2030 da ONU” e o impacto positivo que ela causa nas políticas públicas em âmbito governamental serão temas da primeira palestra do projeto Câmara Cidadania. Aberto à toda população, o evento será realizado nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, na Câmara Municipal,  às 19h.

Conforme a diretora de Desenvolvimento Sustentável, Carolina Freire Lima, a palestra servirá para apresentar aos moradores o que é a Agenda 2030, e como as nossas ações do dia a dia cooperam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS.

“É fundamental que a população entenda a importância dessa agenda. O poder público têm grande responsabilidade e o dever de garantir o cumprimento das metas e diretrizes, mas com a ajuda e a compreensão dos munícipes tudo se torna muito mais fácil”, destacou a diretora.

Vale ressaltar que Jaguariúna foi a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a ter uma lei (Lei Municipal 2059/2018) que regulamenta ações da Agenda 2030, com enfoque nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos quesitos social, ambiental, econômico e institucional.

Projeto Câmara Cidadania

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Jaguariúna, Walter Luís Tozzi, o Projeto Câmara Cidadania  visa integrar ainda mais o poder legislativo com a comunidade da cidade, organizando eventos e ações que promovam o bem estar, a conscientização e o esclarecimento da população.

O que é a Agenda 2030

Em setembro de 2015, líderes mundiais reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, e decidiram um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a qual contém o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Agenda 2030 e os ODS afirmam que para pôr o mundo em um caminho sustentável é urgentemente necessário tomar medidas ousadas e transformadoras. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030.

Se cumprirmos suas metas, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema e iremos poupar as gerações futuras dos piores efeitos adversos da mudança do clima. A Plataforma Agenda 2030 é um convite a todas e todos para embarcar nessa jornada coletiva – sem deixar ninguém para trás.

Fonte: http://www.agenda2030.com.br/

Reportagem: Raphael Luna – Foto: Arquivo Pessoal – Carolina Freire Lima