CLIQUE PARA CONFERIR! VOCÊ NÃO PODE PERDER!

Prefeitura divulga programação da “Semana do Meio Ambiente” em Jaguariúna

CLIQUE PARA CONFERIR! VOCÊ NÃO PODE PERDER!

A Semana do Meio Ambiente de 2019 em Jaguariúna acontecerá entre os dias 2 e 8 de junho e terá uma série de atividades (confira abaixo), todas organizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que tem como titular a vice-prefeita Rita Bergamasco. As ações são abertas ao público e toda a população está convidada.

Conforme a programação, a preservação do meio ambiente, que inclui ações diretas e concretas de proteção às coleções hídricas e mananciais de água, à vegetação nativa dos córregos, rios e lagoas, o incentivo ao plantio em calçadas da zona urbana da cidade, além de coleta seletiva de produtos recicláveis – papel, papelão, plástico e vidro – serão temas de abordagens conforme o público participante em cada atividade.

A secretária Rita Bergamasco destacou a importância da Semana do Meio Ambiente para o processo de conscientização de todos – crianças, jovens, adultos e idosos. “Não podemos esquecer de reforçar, sempre, que a vegetação existente deve ser preservada e ampliada, que a água é insubstituível para termos vida e que não poluir é uma regra básica, e por isso deve ser seguida com seriedade. Qualidade de vida é isso, morar numa bela cidade, como é a nossa Jaguariúna, mas contribuindo para que a natureza seja protegida e preservada”, diz.

Ainda segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, todas as atividades estão inseridas em dois programas básicos, traçados pela administração do prefeito Gustavo Reis: os eixos do Programa Jaguariúna Verde e as diretrizes do Programa Município Verde Azul. Neste último, por exemplo, nos últimos anos a Prefeitura de Jaguariúna vem sendo agraciada com o “Selo Município Verde Azul”, concedido pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente às cidades que mantém boas práticas de preservação da natureza e do meio ambiente como um todo. Confira aqui a programação completa.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2019 – JAGUARIÚNA

02/06 (domingo) – 09h00 –  Caminhada pelo Meio Ambiente, com saída da Estação de Guedes rumo à Fazenda da Barra, onde haverá o plantio de 50 mudas de árvores nativas para ajudar na recuperação da APP (Área de Preservação Permanente) naquela região;

03/06 (segunda-feira) – 09h00 – Abertura do Cadastramento do Programa de Hortas Urbanas;

03/06 (segunda-feira) – 09h00 – Loteamentos Recanto Camanducaia e Reserva da Barra – Início da Campanha de Coleta Seletiva porta-a-porta, com apoio do Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ;

04/06 – (terça-feira) – 014h00 – Escola Municipal Ângelo Bizzo – Gincana da Coleta Seletiva;

05/06 (quarta-feira) – 09h00 – Nascente Modelo – Parque José Theodoro de Lima – Visitação Monitorada na Nascente Municipal Modelo;

06/06 (quinta-feira) – 09h00 – Centro Dia do Idoso “Osmar Carneiro” e Escola Municipal Professor “Irineu Espedito Ferrari” – Visitação às instalações Modelo de Sustentabilidade (Educação Ambiental);

07/06 (quinta-feira) – 08h30 – Palestra sobre o Programa Bacias Jaguariúna, no campus II do Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ;

08/06 (sábado) – das 08h00 às 12h00 – Praça Umbelina Bueno – Encerramento da Semana do Meio Ambiente: Mutirão de doação de mudas para plantio em calçadas (Arborização urbana).

Reportagem: Aluízio Santana

Fotos: Ivair Oliveira/PMJ