CLIQUE PARA CONFERIR!

Prefeitura entrega certificados de conclusão a 27 novos formandos do Time do Emprego

A cada formatura de uma nova turma no Time do Emprego, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, comemora junto. E na última terça-feira, 18 de junho, o clima foi de festa e agradecimentos no auditório do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), com a entrega de Certificados de Formatura aos 27 participantes.

Conforme Renata Lopes, supervisora do PAT e uma das facilitadoras no curso ao lado da colega Sandra Rubinelli, 30 pessoas haviam feito inscrição e dessa turma de formandos dois já estão empregados, enquanto vários vêm passando por entrevistas ou aguardam chamada de processos seletivos dos quais já participaram. Nas palestras aos participantes também colaboraram o presidente da ACIJ – Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna – João Rodrigues dos Santos, que falou sobre empreendedorismo e o Sebrae, e o secretário de Juventude, Esportes e Lazer da Prefeitura, Rafael da Silva Blanco, que abordou a importância do comportamento para candidatos a um emprego.

“O Time do Emprego transforma vidas mesmo, não só porque auxilia bastante a conseguir uma vaga no mercado de trabalho, mas porque desperta o potencial que cada um tem dentro de si e, muitas vezes, desconhece”, diz Renata Lopes. Segundo ela, os relatos emocionados e os depoimentos de gratidão na entrega dos certificados mostram que os formandos saem preparados para os desafios que enfrentarão.

São pessoas de 17 a 56 anos que buscam o curso do Time do Emprego pelos mais diferentes motivos. Há casos de pessoas com pouca instrução escolar e outras com graduação em nível superior. Em comum, uma situação idêntica: a busca por uma chance de obter um emprego e poder ajudar no orçamento familiar. “Eles saem daqui se sentindo preparados, mais confiantes e, principalmente, com a autoestima elevada”, garante a supervisora.

Abaixo, depoimentos que alguns dos participantes deixaram manuscritos, atestando a importância do aprendizado durante os encontros semanais dos quais participaram. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura de Jaguariúna, Valdir Oliveira, as 12 aulas de cada módulo do Time do Emprego são realizadas em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, do governo estadual.

DEPOIMENTOS

Ao final do curso, que dura 12 dias, em média, as Facilitadoras solicitam que cada participante, de forma voluntária, deixe por escrito suas impressões sobre o que aprendeu e como foi o convívio com os demais. A identificação de quem escreve também é opcional. Confira aqui, alguns desses depoimentos:

“Através do Time do Emprego eu aprendi a me ver como um excelente futuro funcionário e descobri meu valor como profissional. Aprendi sobre mim, minhas habilidades, meus talentos, os meus erros, e aprendi a melhorar. O Time do Emprego me fez conhecer pessoas especiais, e me senti especial também. Foi inovador e incrível. Só tenho a agradecer a todos pela oportunidade!”. – Sem assinatura.

………………………………………………………………….

Não vou negar que o pedido de escrever essas considerações finais me pegaram de surpresa, mas após ouvir as palavras que ambas trouxeram, creio que já sei exatamente o que dizer. Quero gradecer encarecidamente cada palavra, cada ajuda e cada ensinamento.

Tenho certeza que, nesses 12 dias que vocês dedicaram a nós trouxeram uma mudança em cada um, especialmente em mim, que cheguei desesperançosa, sem muita expectativa e um tanto quanto perdida.

Hoje, saio daqui confiante, de cabeça erguida e pronta para a luta. Continuem com o ótimo trabalho, com esses corações de ouro e com esta energia maravilhosa que ambas transmitem. Meu muito obrigado! – Évelin

………………………………………………………………….

Então, é com muita alegria e satisfação que participei do Time do Emprego. Aprendi muito com vocês a abrir os olhos e, assim, me qualificar para buscar meus objetivos. Sempre procurei fazer o meu melhor como filha e esposa, dona de casa e também no meu trabalho, colaborando sempre com minha competência, habilidades e comprometimento.

Vou sair do Time do Emprego com gostinho de quero mais… Foi um aprendizado maravilhoso, que foi passado para nós com muita paciência e dedicação. – Solange

………………………………………………………………….

Hoje está sendo meu último dia no curso (Time do Emprego). Cheguei aqui com medo do desconhecido e hoje estou saindo com uma autoestima que não pensei que tinha. Aprendi como fazer meu próprio currículo e a falar sobre minhas experiências profissionais. – Sem assinatura.

O Time e minhas expectativas

Em 12 dias eu pude me conhecer, me descobrir. Eu cheguei tão desanimada e estou saindo com a autoestima melhor, pois aprendi a confiar em mim mesma. Não somos incapazes, pois todos nós temos habilidades, qualidades e competência. Quando levamos um NÃO na entrevista, não podemos ficar triste e nem desanimar. Com todos os NÃO construímos um muro que vai nos deixando mais fortes. Sempre procurando melhorar! – Sem assinatura.

………………………………………………………………….

Em primeiro, agradeço a humildade, carinho e competência das duas, Sandra e Renata. Todo este amor ao trabalho que fazem é de grandiosa importância. Quero deixar minha gratidão, também, pelo aprendizado e transformação que fizeram em meu autoconhecimento e currículo. Não acredito, quando vejo tamanha diferença. Que Deus as abençoe, meninas, e que a cada dia se tornem ainda melhores e especiais! – Sem assinatura.

………………………………………………………………….

Fonte dos Depoimentos: Time do Emprego – PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) – Prefeitura de Jaguariúna – 19/06/2019.

Reportagem: Aluízio Santana

Fotos: Ivair Oliveira