Prefeitura inaugura 7 reservatórios de água, novo laboratório e aumenta tratamento de esgoto em Jaguariúna

CLIQUE PARA CONFERIR!

Neste mês de aniversário de Jaguariúna a prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e do Departamento de Água e Esgoto (DAE), inaugura reservatórios, laboratório e módulos da Estação de Tratamento de Esgoto. Essas ações melhoram o monitoramento da água, a capacidade de reservação, além de ampliar o índice de esgoto tratado na cidade.
Para se ter uma ideia, Jaguariúna passa a reservar 22% mais água com investimentos nos reservatórios Capotuna, Ipê, Nassif, Silvio Rinaldi, Roseira, Guedes e Florianópolis. No ano passado, a capacidade era de 10.235 m³, passando agora para 12.510 m³.
No caso do esgoto, a ampliação com mais módulos na ETE Camanducaia traz uma capacidade de tratamento para mais de 10 mil pessoas. Haverá ainda aumento de estrutura na ETE Vila Primavera beneficiando 5 mil pessoas. Ao todo 88 loteamentos passam a ser atendidos com coleta, afastamento e tratamento de esgoto na cidade. Assim, o índice de esgoto tratado em Jaguariúna passa de 60% (2016) para 74% neste ano de 2018.
“Estamos investindo constantemente nas questões da água e esgoto na cidade, sendo que os resultados já estão fazendo parte de nossa realidade. Investimos em aumento de capacidade de reserva de água, além do monitoramento da qualidade. Em relação ao esgoto, temos a meta clara de alcançar os 100% de tratamento e é por isso que estamos trabalhando, realizando obras e as entregando à nossa população”, explica o prefeito Gustavo Reis.
A secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, é responsável pelas ações e acrescenta que o trabalho é contínuo. “A administração nos trouxe esse objetivo e a nossa pasta têm trabalhado para atingir essa meta do esgoto e de melhorias no abastecimento. Conseguimos verbas e continuamos buscando mais recursos para área”.
Na questão da qualidade da água, o investimento ficou no novo Laboratório que passa a estar instalado em um espaço mais amplo no bairro Bela Vista. Isso proporciona um novo processo de monitoramento da qualidade da água na cidade 24 horas por dia, com novas estruturas e novos equipamentos, como ressalta a diretora do DAE, Luciana Souza. “Temos também esse compromisso de conseguir avaliar a qualidade da nossa água e a partir disso traçar as ações necessárias e investir no que for preciso. Esse novo espaço nos traz muito mais condições, o que reverte em melhorias aos moradores da cidade”.

Diante dos investimentos, a prefeitura de Jaguariúna preparou um cronograma de inauguração das novas estruturas.
Na segunda-feira, 17 de setembro, acontece a inauguração do novo Laboratório da Estação de Tratamento de Água na Rua Maranhão, 420, no bairro Bela Vista, a partir das 14 horas. No mesmo dia, às 15 horas, ocorrerá o lançamento dos novos reservatórios no espaço Ipê que fica na Rua 10 s/n, no Parque dos Ipês.
Na terça-feira, 18 de setembro, será a vez da inauguração do módulo 4 da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Camanducaia e do Emissário do Jaguari (Fase 2) na própria ETE, localizada na Av. Pacífico Moneda, 1000, Vargeão, a partir das 15 horas.

Reportagem: Gláucia Franchini