Prefeitura inaugura o CRAS no Cruzeiro do Sul e o CREAS no Berlim

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da secretaria de Assistência Social, inaugurou nesta quarta-feira, a nova unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no bairro Cruzeiro do Sul, e a unidade do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no bairro Berlim.

A necessidade da implantação de uma unidade do CRAS no bairro Cruzeiro do Sul, se deu através de um estudo que constatou que a região tinha maior vulnerabilidade social. Antes, a unidade funcionava no centro da cidade e a ideia é facilitar o acesso das famílias.

“Essa unidade vai atender, além do Bairro Cruzeiro do Sul, os Condomínios Residenciais Jaguariúna 1 e 2, Roseira de Baixo e Roseira de Cima. O CRAS trabalha com prevenção a situações de risco e essa unidade vai facilitar o atendimento à população que tinha que se deslocar ao centro da cidade”, afirma  a secretária de Assistência Social, Andrea Dias Lizun.

Já a unidade do CREAS, segundo a secretária, funcionava no prédio da secretaria de Assistência Social, o que era inadequado. “O CREAS trabalha quando o risco já está instalado, como por exemplo, casos de violação de diretos, o que necessita uma sala separada para manter o sigilo. Essa unidade no bairro Berlim será fundamental para o atendimento à população”, comemora Andrea.

Reportagem: Beatriz Casadei

Fotos: Ivair Oliveira