CLIQUE PARA CONFERIR!

Prefeitura inaugura UBS do bairro Nova Jaguariúna neste sábado, 6 de abril

Em cerimônia marcada para as 10h do próximo sábado, 6 de abril, a Prefeitura de Jaguariúna inaugura a nova UBS-1 José Poltronieri, no bairro Nova Jaguariúna. Construída com recursos do programa “Saúde em Ação”, do governo estadual, a nova unidade fica na Rua Januário Elizeu de Navarro, 680 – Bairro Nova Jaguariúna II, tem 759 metros quadrados de área construída e um total de 26 salas.

Conforme a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a nova unidade beneficiará cerca de 9 mil moradores e ocupa um terreno de 1957 metros quadrados, trazendo muitos benefícios aos usuários da rede municipal de saúde. “Além de mais espaço e de ser melhor equipada, pois o prédio foi construído com total acessibilidade, ela ampliará o atendimento aos usuários do SUS em nossa cidade”, diz a secretária.

Prioritariamente, o atendimento na UBS do Nova Jaguariúna será para moradores do Centro e dos bairros Nova Jaguariúna I, II e III, Carlos Gomes, Colina do Castelo, Fazenda Santa Úrsula, Fazenda Santa Júlia, Jardim Dona Iká I, II e III, Jardim Bela Vista, Jardim Botânico, Jardim Paraíso, Jardim Venturini, Monte Belo, Santa Maria, São Caetano, Tanquinho, São João I e II e Jardim Tonini.

Ampla

De acordo com a engenheira Bruna Braun, da Construtora 2N Engenharia, responsável pela construção da unidade, a obra tem cinco anos de garantia e as 26 salas do prédio da UBS do Nova Jaguariúna estão assim divididas:

Sala de Atividades Coletivas (Reuniões), Sala de Curativos, Sala de Inalação, Sanitário Feminino e Sanitário Masculino para usuários (ambos acessíveis para Portadores de Necessidades Especiais (Cadeirantes), Guarda de Macas e Cadeiras de Roda, Consultório Indiferenciado, Prontuário, Sala de Vacinas.

E mais: Consultório de Odontologia, Dispensação de Medicamentos (Farmácia), Sala de Procedimentos com Banheiros para Portadores de Necessidades Especiais (Cadeirantes), Sanitário para Funcionários (Masculino), Sanitário para Funcionários (Feminino), Sala de Utilidades, Sala de lavagem e Descontaminação, Sala de esterilização, Sala de Gerência, DML, Copa, Almoxarifado e Rack.

O que é o programa Saúde em Ação

Trata-se, segundo o Governo do Estado de São Paulo, de uma rede inteligente dentro do SUS, que é Federal. Foi com esse conceito que o governo estadual criou o programa, formado por uma rede de clínicas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) para fortalecer e reestruturar a Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS). Traduzido para uma linguagem mais simples, ele foi elaborado com o intuito de mudar a forma com que a população enxerga uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Fonte: Governo do Estado de São Paulo.

Reportagem: Aluízio Santana

Fotos: Ivair Oliveira