Prefeitura inspeciona rede de abastecimento para redução da perda de água – Prefeitura Municipal de Jaguariúna

Prefeitura inspeciona rede de abastecimento para redução da perda de água

A prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza nesta quinta-feira, 09 de agosto, um trabalho de prevenção de vazamentos no sistema de abastecimento de água que atende vários bairros da cidade. A ação permitirá um diagnóstico precoce de possíveis problemas na rede de água sem que para isso seja necessário que as equipes do Departamento de Água e Esgoto precisem danificar o asfalto e tubulações.

Com máquinas especificas para medição, uma equipe técnica percorre uma área de 17 quilômetros, fazendo uma checagem minuciosa através dos aparelhos que permitem, através da audição, verificar a situação de cada ponto (em frente a residências e ao longo do asfalto). Nesta quinta-feira, as atividades foram iniciadas logo pela manhã e até o início da tarde três casos de vazamento já haviam sido constatados.

“Ter esse diagnóstico é algo muito positivo para nossa cidade. Conseguimos evitar situações mais graves, já solucionando o problema na raiz e com exatidão onde ocorre o vazamento. Essa ação traz segurança, economia e maior eficiência na distribuição de água”, destacou a Secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco.

O trabalho é desenvolvido com acompanhamento técnico do DAE e traz um dado relevante: hoje, o índice de perda de água na cidade chega a 40%. “Com essa ação, conseguiremos reduzir essa realidade. É um trabalho de suma importância também para a preservação do meio ambiente. Estamos falando de água tratada que acaba sendo desperdiçada. Temos que reduzir o índice e por isso, esse esforço em ter o diagnóstico e em solucionar os problemas”. A análise é da Diretora do DAE, Luciana Souza, que acompanhou os trabalhos que ocorreram nos bairros Capotuna, Dona Luiza, 12 de Setembro, Planalto, Ipê, Finoteli, Santa Mercedes, Imperial, Zeni e Boa Vista.

Reportagem: Gláucia Franchini

Fotos: Ivair Oliveira