Prefeitura realiza Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal em 7 bairros, no sábado

CLIQUE PARA CONFERIR!

Atenção, moradores! No sábado, 10 de novembro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realiza das 8h às 13h, o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC) nos bairros Nova Jaguariúna, Florianópolis, Boa Vista, Vila Guilherme, Residencial Jaguariúna I, Dom Bosco e Roseira de Cima.

O MRC é um método adotado pelo Programa Nacional de Imunização para avaliação da situação vacinal. Nele, os servidores avaliam a cobertura vacinal do município, a partir da visita em cada domicílio e utilizam como fonte de verificação o comprovante de vacinação de cada criança. A escolha do local onde o monitoramento será realizado é feita por meio de sorteio.

Conforme a Secretaria de Saúde, os resultados encontrados são extremamente importantes para subsidiar a tomada de decisão de estratégias adicionais de vacinação, visando melhorar as coberturas vacinais e sua homogeneidade e consequentemente diminuir as populações vulneráveis.

Segundo a secretária da pasta, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a colaboração da população, com a apresentação da carteira de vacina à equipe que vai estar trabalhando, é fundamental para o sucesso da ação.

Confira os principais objetivos do MRC:

1 – Avaliar a situação vacinal das crianças:

• Na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos para as vacinas contra a poliomielite (VIP e VOP);
  • Na faixa etária de 01 ano a menores de cinco anos para as vacinas contra o Sarampo (tríplice viral ou tetra viral).

2- Resgatar e vacinar crianças nestas faixas etária não vacinadas contra a poliomielite e contra o sarampo.

3- Melhorar a cobertura vacinal e a homogeneidade de coberturas para as vacinas contra a poliomielite e sarampo no âmbito nacional.

Reportagem: Raphael Luna – Foto: Samuel Oliveira