Profissionais da Assistência Social participam de capacitação sobre o “Benefício de Prestação Continuada”

CLIQUE PARA CONFERIR!

Na manhã desta terça-feira, 11 de setembro, a equipe da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jaguariúna, participou de uma capacitação cujo tema foi o “Beneficio de Prestação Continuada” (BPC). Ministrada pela Assessora Técnica de Serviços Sociais, Mariana Ghidotti, o encontro foi oferecido pelo Programa de Educação Previdenciário (PEP) do INSS.

O BPC é um benefício da assistência social no Brasil, prestado pelo INSS e previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, em seu artigo 20. Ele consiste em uma colaboração na renda, no valor de um salário-mínimo para idosos e deficientes, com renda per capita inferior a um salário mínimo, que não possam se manter e/ou não possam ser mantidos por suas famílias.

Nessa capacitação, os profissionais do Cadastro Único, das unidades do CRAS e do CREAS e a equipe da Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna, puderam entender todo o processo de funcionamento e seleção do programa, conhecer as diretrizes e esclarecer possíveis dúvidas, para encaminhamento do beneficio.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Andréa Dias Lizun, as técnicas do CRAS e  do CREAS fazem avaliação social para verificar se a pessoa está dentro dos critérios do programa, depois, encaminham ao INSS para requerer o benefício e aguardam parecer final. “Todas as pessoas devem estar com Cadastro Único atualizado para solicitar o benefício”, disse a secretária.

Reportagem: Raphael Luna – Foto: Ivair Oliveira