CLIQUE PARA CONFERIR!

Programa “VirASer” é apresentado à Cooperj, para ampliar e melhorar coleta seletiva

Jaguariúna foi escolhida para desenvolver gerenciamento de resíduos sólidos, ampliar coleta seletiva e organizar desenvolvimento institucional da cooperativa.

CLIQUE PARA CONFERIR!

No último dia 13 de abril os cooperados da Cooperj – Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Jaguariúna – foram apresentados ao Programa “VirASer”, do Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem – Gaia Social, que será implantado no município mediante parceria firmada com o Consab – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental.

Conforme Aline Granghelli Catão, diretora do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente (Dama) de Jaguariúna, a Cooperj foi selecionada para receber o projeto através da articulação entre poder público, empresas e sociedade civil (intersetorial). O objetivo do projeto é apoiar os municípios no gerenciamento de resíduos sólidos, ampliando a coleta seletiva e organizando o desenvolvimento institucional da cooperativa.

A proposta do VirASer atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal número 12.305, de 2010. Entre as ações previstas estão a capacitação dos cooperados, através de orientação e treinamentos em gerenciamento técnico e administrativo, visando o fortalecimento institucional da Cooperj.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e também vice-prefeita de Jaguariúna, Rita Bergamasco, “passando por esse processo os cooperados poderão atuar com mais eficiência nos serviços de coleta, triagem e retorno dos materiais recicláveis para o ciclo produtivo, o que é altamente positivo para toda a população”.

Além da presença da secretária de Meio Ambiente e vice-prefeita, o evento do último dia 13 contou com a participação de todos os cooperados da Cooperj, técnicos do Grupo Gaia Social, um representante do Consab e com representantes do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, que faz parte da estrutura da Sema.

Reportagem: Aluízio Santana

Fotos: Samuel Oliveira