Raios queimam sistema elétrico e abastecimento de água também é prejudicado

Jaguariúna ainda sente os efeitos do temporal que atingiu a cidade na noite da última quarta-feira (23/01). Na manhã de hoje (25/01) o DAE (Departamento de Água e Esgoto) revelou que os raios que caíram intensamente, durante a chuva de cerca de três horas, queimaram painéis, fusíveis e bombas, equipamentos que garantem a captação, tratamento e abastecimento dos reservatórios que a cidade possui para distribuir água potável à população.

Por conta disso, Luciana Carla Ferreira de Souza, diretora do Departamento de Planejamento e Gestão em Saneamento Básico da Secretaria de Meio Ambiente, que administra o DAE, admite que pode haver falta de água na cidade na parte da tarde e na noite desta sexta-feira, 25 de janeiro.

“A chuva também provocou interrupções no fornecimento de energia, o que prejudicou bastante o reabastecimento dos reservatórios, que no momento está parcial e com o nível bem abaixo do necessário, pois o consumo de água tratada continua alto na cidade”, explica a tecnóloga em saneamento.

Uma das principais causas na alta do consumo de água potável, segundo Luciana Souza, é que muitas pessoas estão lavando quintais, calçadas e até a rua após o temporal de quarta-feira, que arrastou muita sujeira em vários pontos da cidade. Ela fez um apelo para que a água tratada seja utilizada apenas para as necessidades essenciais, como cozinhar, tomar banho e lavar roupas.

“Temos que ter consciência de que não se pode lavar tudo com água tratada. Então, apelamos ao bom sendo de todos, para que a situação não se agrave e consigamos manter o abastecimento. O temporal que atingiu Jaguariúna foi uma situação extraordinária, por ser um fenômeno da natureza, e todos devem colaborar, pois o DAE está trabalhando para que o abastecimento seja normalizado”, garante. Confira, abaixo, o COMUNICADO emitido pelo DAE de Jaguariúna à população:

 

COMUNICADO DO DAE JAGUARIÚNA

Os raios que caíram em meio à forte chuva que atingiu Jaguariúna na última quarta-feira (23/01) provocaram danos em painéis, fusíveis e bombas, que foram queimados pelas várias descargas elétricas.

Em virtude disso, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) alerta: PODE HAVER FALTA DE ÁGUA À TARDE E EM PARTE DA NOITE DESTA SEXTA-FEIRA (25/01).

Isso porque o sistema que garante a captação, tratamento e abastecimento dos reservatórios foi bastante danificado.

Diante dessa situação, cada moradia deve utilizar a água potável de seus reservatórios apenas para atividades essenciais como cozinhar, tomar banho e lavar louças e roupas.

As demais, como lavar quintais, carros e calçadas, devem ser evitadas a todo custo, até que a situação seja normalizada.

Contamos com a colaboração de todos!

DAE – Departamento de Água e Esgoto de Jaguariúna – 25/01/2019

 

Reportagem: Aluízio Santana

Foto: Divulgação