Relatório aponta redução na espera por atendimento com dentistas na saúde municipal

O atendimento no setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde apresentou um significativo avanço no primeiro quadrimestre de 2017. É o que revela um relatório apresentado à titular da pasta, secretária Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

De acordo com o documento, o tempo de espera para pacientes portadores de doenças crônicas, idosos, servidores públicos, estudantes (que são levados ao dentista pelos pais ou responsáveis) e casos de extrações de dentes agendadas e especialidades cirúrgicas como endodontia, periodontia e de bebês, foram sensivelmente reduzidos.

Já a lista de gestantes foi ‘zerada’, ou seja, não há mais fila de espera para as futuras mamães que realizam o pré-natal. De acordo com os responsáveis pelo setor de Odontologia na Saúde de Jaguariúna, os casos de urgência, provocados por infecções dentárias ou outras causas que provoquem dores fortes são atendidos na Unidade Odontológica Central em horários específicos: às 7h e às 11h (pela manhã), e também às 15h, no período da tarde.

Caso o paciente necessite de uma avaliação basta comparecer com o Cartão Cidadão e a consulta de triagem será agendada por um profissional que cuida especificamente disso. Conforme a prioridade apresentada o caso será direcionado à lista adequada. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a procura por atendimento com os dentistas da rede municipal continua alta e solicita compreensão por parte dos usuários do serviço.

“Buscamos garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal no município reunindo uma série de ações para ampliar o acesso ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde – o SUS”, finaliza a secretária Maria do Carmo.

Reportagem: Aluízio Santana – Foto: Ivair Oliveira