CLIQUE PARA CONFERIR!

Vacinação contra gripe será das 8h às 17h, neste sábado (12/05), em todas unidades de saúde

Secretaria municipal de Saúde pede que pais levem os filhos de seis meses a menos de 5 anos para serem imunizados, pois comparecimento é considerado baixo.

CLIQUE PARA CONFERIR!

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio de sua Secretaria de Saúde, anunciou que neste sábado, 12 de maio, no chamado “Dia D” – o ponto alto de vacinação da Campanha Nacional contra a Gripe, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) funcionarão das 8h às 17h. A vacina é gratuita, pois é fornecida pelo Ministério da Saúde via SUS (Sistema Único de Saúde).

O objetivo, conforme a secretária da pasta, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, é vacinar o maio número possível de pessoas incluídas no chamado grupo prioritário, formado por idosos, crianças de seis meses a menos de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), profissionais de saúde e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas determinadas pela Justiça.

“Desde 23 de abril, quando a campanha começou, os idosos e os profissionais de saúde são os que mais foram às unidades de saúde receber a vacina, então, queremos que os demais, incluindo agora as pessoas com doenças crônicas e os professores das escolas públicas e particulares, também compareçam, pois amanhã (sábado, 12/05) a vacinação começa cedo e só termina no final da tarde”, destaca Maria do Carmo.

Crianças

Ainda segundo a secretária, é importantíssimo que os pais saibam a importância da vacina contra a gripe para seus filhos. “O comparecimento de crianças de 6 meses a menores de 5 anos está muito baixo, pois apenas 25% do público dessa faixa etária buscou se vacinar até o momento. Isso é tarefa obrigatória para os pais e os responsáveis por elas”, observa.

A secretária de Saúde lembrou ainda que a Influenza é uma doença que pode causar complicações como pneumonia, internação e até levar a óbito, principalmente quando se trata de crianças e idosos. Outro fator que deve ser considerado pelos pais é que diariamente seus filhos frequentam creches e escolas, o que aumenta o risco de transmissão. Para todos os casos, a vacina é a maneira mais efetiva de se proteger.

O cronograma de vacinação segue até o dia 1º de junho, conforme determinação do Ministério da Saúde, e quem for se vacinar deve apresentar Cartão de Vacina, Cartão Cidadão ou um documento de identificação. Até o presente momento, conforme a Secretaria municipal de Saúde, Jaguariúna não registrou nenhum óbito provocado por gripe. Confira abaixo onde haverá vacinação.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Detalhe: o atendimento das 8h às 17h é somente neste sábado, 12 de maio. Se você está num dos grupos prioritários, procure a UBS mais próxima de sua casa e não se esqueça das crianças:

UBS CENTRAL: Rua Alfredo Bueno, 1227, Centro;

UBS FLORIANÓPOLIS: Rua Angeloni, sem número – Parque Florianópolis;

UBS GUEDES: Estrada Municipal Ilda Davi Dal’Bó, 316 – bairro rural de Guedes;

UBS MIGUEL MARTINI: Rua Frachetta, 140 – Vila Miguel Martini;

UBS ROSEIRA DE CIMA: Rua Macieira, 63 – bairro Roseira de Cima;

UBS ROSEIRA DE BAIXO: Avenida dos Ipês, 678 – bairro Roseira de Baixo;

UBS 12 DE SETEMBRO: Rua Pinto Catão, 195 – Jardim Santa Mercedes;

UPA (UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO): Avenida Antônio Pinto Catão, 1222 – Bairro Planalto;

Reportagem: Aluízio Santana

Foto: Ivair Oliveira