Verba estadual garante semáforos, máquina de pintura de solo e Escola Mirim para educação no trânsito em Jaguariúna

Na manhã desta quinta-feira, 11 de julho, Jaguariúna recebeu a confirmação pelo governo estadual, via Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), da liberação de uma verba de R$ 621 mil a ser aplicada em ações de melhorias no trânsito da cidade e para a compra de dois veículos para uso da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Essas ações incluem a instalação de quatro novos semáforos, a troca de dois em funcionamento, a compra de uma máquina motorizada para pintura de solo e a implantação de uma Escola Mirim. O objetivo da escola é divulgar as regras de educação no trânsito aos alunos da rede municipal de ensino, incluindo a compra de material educativo.

A boa notícia foi dada ao prefeito Gustavo Reis pela vice-presidente do Detran/SP, Neiva Aparecida Doretto, que estava acompanhada pela assessora Andrea Monaco Janotti. Também participou da reunião no gabinete o secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura, Josino José da Silva. Ele apresentou o planejamento para melhorar a mobilidade urbana, dando mais segurança a motoristas e pedestres.

Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana, a cidade fará a troca de dois semáforos e implantará outros quatro em pontos considerados de grande circulação de veículos. Os novos semáforos devem ser instalados na Avenida Antônio Pinto Catão (no balão da UPA), no cruzamento dessa avenida com a Rua Eduardo Tozzi, na rotatória da CPFL e no cruzamento da Rua Alfredo Bueno com Rua Júlia Bueno.

Além disso, os semáforos existentes na Rua Cândido Bueno com Júlia Bueno e José Alves Guedes com Júlio Frank (esquina da Delegacia), ambos na região central, serão substituídos por equipamentos mais modernos.

“O levantamento feito aponta que é de grande importância fazermos essas intervenções e o levantamento dos custos já está em andamento”, anuncia o secretário de Mobilidade Urbana. Satisfeito com a notícia, o prefeito Gustavo Reis fez questão de externar seu agradecimento ao governador.

“Agradeço ao governador João Dória pela destinação dessa verba, que muito ajudará a melhorar o trânsito em Jaguariúna. Somos uma das principais cidades da Região Metropolitana de Campinas e crescemos de maneira organizada. Por isso, e pelo desenvolvimento que desfrutamos, a ordenação do trânsito exige medidas constantes. Muito obrigado, governador!”, disse o prefeito.

Reportagem: Aluízio Santana

Fotos: Samuel Oliveira