Zé Gotinha visita Escola Municipal para reforçar importância da vacinação contra poliomielite e sarampo – Prefeitura Municipal de Jaguariúna

O personagem “Zé Gotinha” visitou na tarde de quarta-feira, 8 de agosto, a Escola Municipal  “Profº Mário Bergamasco” e a CEI/EMEI “Profª Lourdes Baccarelli de Souza”. Essa iniciativa da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaguariúna, têm como objetivo conscientizar e reforçar a divulgação da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo.

Com o tema “Vem pra Turma da Vacinação”, a Secretaria Municipal de Saúde tem como meta vacinar 95% desse público alvo, que na cidade soma 2536 crianças. O município já recebeu duas mil doses e deve ser reabastecido ao longo do mês.

Até a manhã da última segunda-feira (6), 902 doses da vacina contra poliomielite haviam sido aplicadas, o que representa cobertura de 35,5%. No caso do sarampo foram 876 aplicações, abrangendo 34,5% das crianças. Quem se imunizou contra febre amarela ou varicela nos últimos 30 dias tem que aguardar para imunização do sarampo e por isso, nesses casos, houve agendamento.

“Estamos reforçando para as crianças a importância da imunização, diante de casos de sarampo, por exemplo, que voltaram a ser registrados no país. Na nossa região, não há confirmações, mas precisamos desenvolver o trabalho para manter a doença fora da cidade e por isso, é necessária a colaboração deles na prevenção, sendo que a vacina é a melhor forma de prevenir”, destaca a Secretária de Saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

No sábado, 18 de agosto, acontece novo “Dia D”, com as UBSs de Jaguariúna abertas das 8 às 17 horas.

As unidades básicas municipais também funcionam normalmente nos dias da semana, com aplicação de doses da vacina das 7h30 às 15h30. A orientação é levar a carteira de vacina da criança.

Reportagem: Raphael Luna – Foto: Celso Lauro