Você está aqui: Capa 1 Notícias Página Inicial 1 Prefeitura de Jaguariúna e FAJ oferecem cursos gratuitos em parceria com o Pronatec

A Prefeitura de Jaguariúna e FAJ estão iniciando uma parceria que abre uma promissora janela de oportunidades de formação para o mercado de trabalho. Com o apoio da administração municipal, a FAJ foi inscrita no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, e a partir de agora está habilitada a oferecer cursos técnicos e de qualificação profissional gratuitos à população.

O prefeito ressaltou a importância do programa no município. ”A educação é instrumento fundamental para o desenvolvimento. É nosso dever como gestor viabilizar todas as ações que estimulem a geração de emprego e renda à população”, afirmou o chefe do executivo.
O objetivo do programa é facilitar o acesso aos cursos de educação profissional e tecnológica, ajudando a melhorar a qualidade do emprego no país. Para atingir esta meta, o governo está se unindo a instituições de reconhecida qualidade, em parceria com as prefeituras, a fim de ampliar as oportunidades educacionais aos trabalhadores.

São cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. Na FAJ, inicialmente, serão ofertados 32 cursos nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas, todos eles gratuitos. Os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.

PRÉ-MATRÍCULA
Os interessados devem fazer o cadastro no site da FAJ (www.pronatec.faj.br) e realizar a pré-matrícula, informando seus dados pessoais e o curso de sua preferência.O prazo final para efetivar a pré-matrícula no site é até 6 de agosto. Para participar é necessário ter concluído o ensino médio, sendo que a seleção dos alunos considera a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além de priorizar critérios socioeconômicos.